Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.

O Centro Hospitalar do Porto resulta da integração de uma unidade geral universitária (Hospital de Santo António), de um hospital especializado em doenças infectocontagiosos (Hospital Joaquim Urbano), de um hospital especializado em crianças (Hospital Maria Pia) e de uma maternidade (Maternidade Júlio Dinis). A junção das valências e especialidades pediátricas e da mulher do Hospital Santo António, Hospital Maria Pia e Maternidade Júlio Dinis deu origem ao Centro Materno Infantil do Norte, uma unidade do Centro Hospitalar do Porto que, pela sua diferenciação técnica e capacidade instalada, tem legitimidade enquanto centro de referência a nível da região Norte em diversas áreas de intervenção.


São mais-valias, saberes e capacidades do Centro Materno Infantil do Norte:


  • O Centro Materno Infantil do Norte é efetivamente a unidade hospitalar com o maior número de partos (em número total absoluto) na Região Norte, a segunda maior a nível nacional.
  • A Maternidade Júlio Dinis é efetivamente um centro importante de gestão de situações de alto risco, sendo a unidade hospitalar da Região Norte com maior número de recém-nascidos de baixo peso e de muito baixo peso.
  • O Centro Materno Infantil do Norte é a unidade hospitalar com o maior número de especialistas de Ginecologia-Obstetrícia de qualquer unidade hospitalar da região Norte, onde se efetuam o maior numero de consultas externas do foro especifico no Pais, igualmente com o maior número e intervenções cirúrgicas face a qualquer unidade do género no panorama nacional, com capacidade avançada de endoscopia e laparoscopia (com internamento ou em regime de ambulatório, estas realizadas no Centro Integrado de Cirurgia de Ambulatório, do Centro Hospitalar). Especificamente, no que se refere a cesarianas, presentemente possui indicadores conformes com as recomendações técnicas nacionais e internacionais, muito especialmente considerando a sua diferenciação e especialização.
  • A atividade assistencial caracteriza-se por forte aposta na diferenciação e integração multidisciplinar de diversas especialidades, com a participação de Endocrinologia, Medicina Interna e outras, no acompanhamento médico da grávida nas suas múltiplas doenças.
  • Em áreas específicas da mulher, como na Patologia da Mama e na Patologia do Pavimento Pélvico, a Ginecologia possui importantes parecerias com outras especialidades como a Cirurgia Geral, Oncologia, Radiologia, Urologia, entre outras.
  • O programa de Procriação Medicamente Assistida é um dos mais desenvolvidos a nível nacional, com certificação de qualidade, ficando agora nas novas instalações do Centro Materno Infantil do Norte com espaços de atendimento e laboratórios dificilmente claramente destacados a nível do País, sendo ainda aqui sedado o (único) Banco de Gâmetas Publico Nacional.
  • O Espaço Jovem constitui um programa de consulta impar no aconselhamento e acompanhamento de jovens na informação e ensino nos domínios da sexualidade e planeamento familiar.
  • O Centro Materno Infantil do Norte constitui ainda uma das principais unidades nacionais na Interrupção Voluntária da Gravidez, dando resposta ao direito legalmente consagrado de livre escolha pela mulher.
  • É óbvio que a Cirurgia Pediátrica no maior centro de Obstetrícia no Norte tenha de assumir diferenciação técnica em Cirurgia Neonatal. Nesse sentido, já dispõe atualmente de equipas multidisciplinares com experiência específica em cirurgia neonatal, constituídas e disponíveis nas 24 horas, com capacidade para receber qualquer recém-nascido (de qualquer área de referenciação) com patologia cirúrgica neonatal.
  • O Serviço de Cirurgia Pediátrica CMIN Centro Hospitalar do Porto é o maior Serviço da Região Norte em número de médicos especialistas, sendo relevante citar a experiência em intervenções torácicas, abdominais, urológicas e em malformações diversas, sendo de realçar, como exemplo, que este é único centro organizado na Região Norte para as malformações do palato primário e secundário.
  • O CMIN dispõe de uma Unidade de Diagnóstico Pré-natal, terciária, com boa capacidade instalada e eficácia demonstrada.
  • O CMIN dispõe de diversas logísticas importantes neste contexto, seja nos domínios da Obstetrícia e da Neonatalogia, como para a área cirúrgica, onde existem importantes investimentos já realizados em blocos operatórios, recobros, cuidados intensivos e outras infra estruturas relevantes para a Cirurgia Pediátrica que possibilitarão as melhores condições para a cirurgia neonatal em ambiente médico-cirúrgico integrado.
  • É tecnicamente incontornável que um centro desta natureza requer capacidade acrescida em cuidados intensivos/ intermédios neonatais, logística que o CMIN já dispõe com capacidade instalada importante, tanto em cuidados intensivos e intermédios de natureza especificamente neonatal e de cuidados intensivos e intermédios pediátricos gerais. Especificamente, no que se refere à Neonatologia, possui o maior número de camas de qualquer outar unidade hospitalar na região Norte, o que denota clara supremacia na capacidade instalada.
  • Ainda no âmbito do doente crítico, é igualmente importante a existência neste centro do Serviço de Nefrologia Pediátrica com a maior capacidade instalada para diálise na Região Norte e Centro (o único com as técnicas mais diferenciadas de hemodiálise e hemofiltração na criança).
  • Com importantes recursos humanos, para além de assegurar o seu próprio funcionamento interno, é responsável por cerca de metade das equipas médicas na Urgência Metropolitana do Porto (que resulta do esforço coletivo de vários hospitais, fisicamente localizada noutra unidade do Porto, onde o Centro Hospital do Porto contribui com eficácia de forma fundamental para garantir esse serviço). Adicionalmente, o Centro Hospitalar do Porto, mantém atendimento pediátrico permanente disponível nas suas próprias instalações.
  • A Pediatria constitui um importante centro de Doenças Raras, situações complexas passiveis de serem tratadas apenas em poucas unidades tecnicamente mais exigentes, com importante diferenciação nas Doenças Metabólicas, Imunológicas e Hematológicas, entre outras.
  • A Gastrenterologia Pediátrica, a Nefrologia Pediátrica, a Cardiologia Pediátrica e a Neuro Pediatria, áreas com Serviços constituídos, constituem exemplos de investimento em saberes e capacidades apenas disponíveis num centro altamente especializado, com particularidades que o distinguem na região e País.
  • A PedoPsiquiatria, área igualmente integrada no Centro Materno-Infantil, possui o maior número de médicos especialistas da região Norte, com instalações autónomas no Hospital Magalhães Lemos, oferecendo valências específicas para as diversas faixas etárias pediátricas e tipos de patologias do foro psiquiátrico.
  • Várias outras especialidades contribuem ainda de forma significativa para o tratamento da criança, nomeadamente Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Neurocirurgia, Neurofisiologia, Urologia, Ortopedia, Cirurgia MaxiloFacial, Estomatologia, Hematologia, Dermatologia, Genética Médica.



O Centro Materno Infantil do Norte e o Centro Hospitalar do Porto é caracterizado por ser:

  • O centro com a maior maternidade (em número absoluto de partos e numero de médicos especialistas de Ginecologia Obstetrícia na região, bem como, no maior número de consultas e cirurgias do foro técnico no País);
  • O maior centro regional de nascimentos de alto risco (em número de partos por baixo peso e prematuridade);
  • O maior centro regional de Cirurgia Pediátrica (em número de médicos especialistas), com áreas de alta diferenciação;
  • Um centro de Diagnóstico Pré-natal de referência regional e nacional;
  • Um centro de Procriação Medicamente Assistida diferenciado com o Banco Nacional Publico de Gâmetas;
  • Um centro com equipas multidisciplinares dedicadas à Cirurgia Neonatal (Cirurgia e Anestesia), disponíveis nas 24 horas com treino e experiencia especifica;
  • Um centro preparado para as doenças Pediátricas mais raras e complexas;
  • Um centro especialização pediátrica em Nefrologia, Gastrenterologia, Cardiologia e doenças Neurológicas;
  • O maior departamento de Pedopsiquiatria da região (em número e médicos especialistas), com áreas de alta diferenciação;
  • Um hospital com dedicação pediátrica em diversas especialidades: Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Neurocirurgia, Neurofisiologia, Urologia, Ortopedia, Cirurgia MaxiloFacial, Estomatologia, Hematologia, Dermatologia, Genética Médica.

SNS

CENTRO BIOMÉDICO DE SIMULAÇÃO CHP/ICBAS (CBS)

Centro de Genética Médica Doutor Jacinto Magalhães

Saúde 24
Valid HTML 4.01 Transitional Centro Hospitalar do Porto ©2016 | Todos direitos reservados Governo de Portugal