17º Encontro Nacional de Atualização em Infeciologia

A Associação de Apoio às Reuniões de Infeciologia vai realizar o 17º Encontro Nacional de Atualização em Infeciologia, nos dias 24, 25 e 26 de Novembro de 2021, no Centro de Congressos Porto Palácio.
Trata-se de uma iniciativa científica que envolve, de dois em dois anos, cerca de 450 participantes e que julgamos contribuirá para o reforço do prestígio do Centro Hospitalar Universitário do Porto.

A Infeciologia é, hoje, uma área em permanente transformação, devido ao aparecimento de novos agentes infeciosos ou à reemergência de velhos conhecidos, obrigando a uma atualização constante de conhecimentos.
Continuamos preocupados com o recrudescimento da resistência de alguns agentes aos antibióticos. O aparecimento de estirpes de Mycobacterium tuberculosis resistentes a quase todos os antituberculosos tem implicado medidas especiais de prevenção da transmissão e a acrescida dificuldade de tratamento.

No final de 2019 tomamos conhecimento que um novo coronavírus, o SARS-CoV-2, tinha uma capacidade de transmissão elevada e estava a causar, na China, pneumonias com mortalidade excessiva. Apesar das dificuldades iniciais traduzidas em falta de equipamentos e de preparação dos profissionais perante uma ameaça desconhecida, podemos concluir que o nosso Serviço Nacional de Saúde (SNS) deu uma resposta de grande mérito sem poupar esforços.

Estes são alguns dos temas que serão discutidos. Veja o programa completo em: www.17enai.pt

O prazo limite para entrega de comunicações é: 26 de setembro de 2021
Serão premiados os três melhores trabalhos.