Dia internacional do Implante Coclear

O dia 25 de Fevereiro é o Dia internacional do Implante Coclear e a ULS de Santo António - Setor de Terapia da Fala do Serviço de ORL realizou um vídeo com depoimentos de utentes que utilizam Implante Coclear, uni ou bilateralmente. Sendo este um centro de referência para a cirurgia de Implante Coclear, pretende-se dar a conhecer, na primeira pessoa, a experiência de usar o implante, desmistificar alguns pré-conceitos e elucidar o público e os profissionais de saúde sobre esta temática.

A audição a partir de um Implante Coclear é um desafio, não só a pessoa que o coloca, mas também se reflete em todos os que com ela interagem. O Implante Coclear é um dispositivo que acarreta mudanças no quotidiano do utente, e que necessita de ser mais divulgado, de forma a elucidar sobre mitos e não verdades associadas a esta ajuda técnica. É uma opção, uma nova forma de audição! Resiliência, força, vontade, disciplina fazem parte do processo de treino auditivo. 

Para estes utilizadores, a sua família, os pares e a sociedade são crucias, na medida em que serão o apoio e a fonte de motivação para a reaprendizagem auditiva, nomeadamente nos primeiros tempos após a cirurgia, e são também uma mais-valia, principalmente quando elucidados sobre como atuar com a pessoa com Implante Coclear.

Terapia da Fala desempenha um papel importante junto das pessoas com Implante Coclear, dos seus amigos, familiares, cuidadores, profissionais de saúde, colegas de trabalho e de todos os que com elas comunicam diariamente. Para além do objetivo de treino auditivo e de otimização da comunicação, compete ao terapeuta da fala o desenvolvimento de ações de sensibilização e de formação acerca do uso de Implantes Cocleares, das suas características e consequências (nomeadamente no desenvolvimento de crianças), salvaguardando o ajuste de expectativas e as dificuldades expectáveis ao longo do acompanhamento/terapia auditiva das pessoas com Implante Coclear.