Dia Mundial da Segurança do Doente

O desenvolvimento de uma Cultura de Segurança sólida, em todas as suas dimensões, tem sido ao longo do tempo o objetivo maior do Departamento da Qualidade (DQ) do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUPorto).

Desde 2019, que a Organização Mundial de Saúde (OMS) designou o dia 17 de setembro para comemoração anual do dia Mundial da Segurança do Doente. Com esta iniciativa a OMS pretende captar a atenção de todos – utentes, profissionais de saúde, gestores e governantes – e sensibilizar para a ação sobre o tema global da “SEGURANÇA DO DOENTE”.

A SEGURANÇA DO DOENTE é um princípio fundamental dos cuidados de saúde e é reconhecido como um crescente desafio global em saúde pública.

Ao longo dos últimos 15 anos tem sido desenvolvido um enorme esforço para reduzir o dano e a ocorrência de eventos adversos associados ao ambiente complexo da prestação de cuidados de saúde.

O CHUPorto associa-se mais uma vez à iniciativa da OMS. Simbolicamente a fachada do hospital de Santo António é iluminada de cor laranja - a cor definida pela OMS para a comemoração desta data.

Neste dia, e todos os dias, os profissionais de saúde do CHUPorto reforçam o seu compromisso com a SEGURANÇA DO DOENTE.

Galeria