O Centro Hospitalar Universitário de Santo António realiza as primeiras cirurgias robóticas de prótese de joelho pioneiras em Portugal.

Começou hoje, a funcionar o 2º robot do Santo António, que vai permitir iniciar um programa pioneiro em Portugal de cirurgia de prótese do joelho.
Este método garante eficácia, precisão e segurança na cirurgia de prótese do joelho, menores complicações, diminuição internamento (de 5 para 3 dias) e reabilitação ainda mais precoce.
O Santo António é um dos principais centros no país na patologia do joelho, com mais de 500 cirurgias anuais de prótese de joelho.
A primeira cirurgia contou com a presença do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro; o Presidente da ARS Norte, Carlos Nunes; o Conselho de Administração do CHUdSA; António Oliveira, Diretor Serviço Ortopedia; Eurico Castro Alves, Diretor Departamento Cirúrgico e Adélio Vilaça, cirurgião principal.

Próteses do joelho com assistência robótica

A prótese do joelho, consiste na substituição da articulação por artrose própria da idade, infeção, fratura ou doença reumatológica.
A dor e a insatisfação persistem em mais de 10% dos operados pela técnica clássica, mesmo quando executada por ortopedistas subespecializados.
A robótica permite uma precisão cirúrgica inédita, na colocação de componentes e na personalização da prótese, ajustada à anatomia de cada corpo.
O robot não permite diminuir a diferenciação da equipa cirúrgica; pelo contrário, obriga-nos a manter altos padrões de qualidade, com ortopedistas capazes de tirar o máximo partido da tecnologia a favor melhores resultados e satisfação dos doentes.

Galeria

Mais fotos