Diretor | Alberto Caldas Afonso
MD | Faculdade de Medicina | Universidade do Porto
PhD | Medicina | Faculdade de Medicina | Universidade do Porto
Assistente Graduado Sénior de Pediatria
Professor Catedrático Convidado | ICBAS | Universidade do Porto orcid.org/0000-0002-2574-4132
Enfermeira Gestora com funções de direção | Maria Joana Tavares
BSc | Enfermagem
Enfermeira Gestora
Administrador
Contactos
Largo da Maternidade de Júlio Dinis 45, 4050-651 Porto
☏ 222 077 500 | Fax. 223320318
✉ direcao.cmin@chporto.min-saude.pt
✉ secdir.cmin@chporto.min-saude.pt
Integrado num hospital central e universitário de nível III, o Centro Materno Infantil do Norte (CMIN) tem como desígnio a prestação de cuidados de saúde humanizados, diferenciadores e de referência nas áreas da mulher, da criança e do adolescente, visando a excelência em todas as suas atividades numa perspetiva global e integrada da saúde. A par desta intensa atividade assistencial o CMIN destaca-se no investimento na formação pré e pós-graduada, bem como na dinamização da investigação e desenvolvimento científico na área da saúde materno-infantil, sendo reconhecido no âmbito nacional e internacional em todas as suas vertentes: assistencial, formativa e de investigação.
Acreditado internacionalmente, é composto por 3 departamentos, Departamento da Infância e Adolescência (DIA), Departamento da Mulher e da Medicina Reprodutiva (DMMR) e Departamento de Pedopsiquiatria e Saúde Mental da Infância e Adolescência.
Consultar Organograma
O CMIN integra os Centros de Referência de Coagulopatias Congénitas (Hemofilia), Doenças Metabólicas Hereditárias, Fibrose Quística, Epilepsia Refratária e Transplante Renal Pediátrico, prestando cuidados altamente diferenciados nestas áreas. A Unidade de Nefrologia Pediátrica é detentora da maior capacidade instalada para diálise na Região Norte e Centro do país, a única com capacidade instalada para as técnicas mais diferenciadas de hemodiálise e hemofiltração em idade pediátrica, bem como para o transplante renal com peso inferior a 10 kg.
O CMIN engloba ainda uma Unidade de Investigação e Formação (UIF) que tem como finalidade a promoção, suporte e incentivo à investigação científica e à formação pré e pós-graduada. Elementos do CMIN asseguram a docência de cinco Unidades Curriculares do Mestrado Integrado em Medicina do Instituto Ciências Biomédicas Abel Salazar - Medicina da Criança e do Adolescente I e II, sob regência do Professor Doutor Caldas Afonso, Ginecologia e Medicina da Mulher, sob a regência do Professor Doutor António Tomé e Obstetrícia, sob a regência do Dr. Jorge Braga. No que respeita à formação pós-graduada, o CMIN é responsável pela formação de médicos de formação específica do próprio hospital ou de outros hospitais, nas várias especialidades que comporta e ainda de outros médicos em formação, a realizar estágios nas diversas áreas. Recebe anualmente médicos estrageiros que solicitam estágios nas suas unidades.
O CMIN é promotor de um congresso anual na área materno-infantil (CMIN Summit), bem como de uma revista científica - Nascer e Crescer - Birth and Growth Medical Journal