Diretor | José Cidade Rodrigues, MD
Assistente Graduado Sénior Cirurgia Pediátrica
Professor Associado Convidado | ICBAS | Universidade do Porto
 https://researchgate.net/profile/Jose-Cidade-Rodrigues
http://orcid.org/0000-0003-3204-3518

Enfermeira Supervisora | Maria Joana Tavares 
BSc | Enfermagem
Enfermeira Gestora

Administrador | Luís Castanheira Nunes
BSc | Direito
Administrador Hospitalar

Contactos
✉ secretariado.imc.dca@chporto.min-saude.pt
 

O Departamento da Infância e Adolescência (DIA) tem por missão a assistência diferenciada e integrada desde a vida pré-natal até à adolescência (17 anos e 364 dias) dando uma resposta eficiente e proporcionando acessibilidade, equidade e excelência de cuidados de saúde.
 
O elevado grau de diferenciação nas múltiplas áreas pediátricas com diferenciação Médico/Cirúrgica Técnica/Tecnológica, a existência de equipas multidisciplinares e expertises com elevada massa crítica, permite às unidades diferenciadas do DIA terem capacidade de resposta completa e atempada às necessidades diagnósticas e terapêuticas das populações de referência, sendo um polo de desenvolvimento do conhecimento na área pediátrica a nível nacional e internacional.
 
Apresenta um desenvolvimento crescente, sustentado na promoção da excelência na atividade formativa pré e pós-graduada e na investigação científica, nomeadamente em parceria com outros centros congéneres nacionais e internacionais.
 
A Humanização dos cuidados sempre presente e essencial para o bem-estar da criança/adolescente e da família, nomeadamente na adequação do espaço físico, da comunicação ao doente/família e da valorização do papel da família e da comunidade.


A organização funcional do DIA integra estruturas transversais tendo como objetivo disponibilizar, aos Serviços do DIA e de outros Departamentos do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUPorto) que tratam doentes em idade pediátrica, todo o suporte à atividade que desenvolvem:   

Internamento Médico Cirúrgico Pediátrico (IMCP)

O IMCP é uma unidade funcional com espaço físico próprio para a prestação de cuidados médicos, em regime de internamento, a doentes com patologia do foro médico e/ou cirúrgico. A lotação é de 40 camas, das quais 30 são quartos individuais.

Hospital de Dia Pediátrico (HDP)

O HDP é um sector do ambulatório pediátrico destinado a admissões programadas, com duração inferior a 10 horas e sem pernoita, para procedimentos diagnósticos, investigações clínicas ou administrações terapêuticas que não se podem realizar na consulta externa, evitando o internamento da criança ou adolescente. Possui um espaço físico individualizado com seis postos. 

Atendimento Pediátrico (AP)

O AP destina-se ao atendimento não programado de crianças e adolescentes. Funciona diariamente das 8h00 às 19h00, com acesso livre aos utentes. Das 19h00 às 8h00, destina-se ao atendimento urgente de doentes pediátricos com patologia crónica seguidos no DIA, após contacto com o médico de permanência no Serviço ou com o médico assistente nesta instituição.
As urgências estão ao cuidado da "Urgência Pediátrica Integrada do Porto" (UPIP), que inclui equipas do CMIN, mas está sediada no Hospital de São João em horário permanente.

Consulta Externa Pediátrica (CEP)

Na CEP estão representados todos os Serviços e Unidades que fazem parte do CMIN, bem como outros Serviços pertencentes a Departamentos do CHUPorto que neste espaço observam crianças e adolescentes. Existem múltiplas consultas multidisciplinares agregando vários Serviços/Unidades e dependentes destes, incluindo consultas de transição para o adulto.