Diretora | Dr.ª Fátima Carvalho
Médica Especialista em Cirurgia Pediatrica
Assistente Graduada Sénior da Carreira Medica
Enfermeiras Gestoras
Enf.ª Ana Cristina Guerra | Internamento
Enf.ª Manuela Aguilar | Consulta
Composição da Equipa (🔗+Info)
Dr.ª Fátima Carvalho
Dr. Cidade Rodrigues
Assistentes Graduados
Dr. Joao Luis Ribeiro de Castro
Dr. Jose Manuel Banquart Leitão
Dr.ª Berta Ubierna Bonet
Dr. Helder Luis da Rocha Morgado
Dr. Jose Augusto Soveral Lopes dos santos
Assistentes Hospitalares
Dr.ª Catarina Isabel Pais Alves Santos Sousa
Dr.ª Ana Coelho Ribeiro
Dr.ª Ana Sofia Cunha Marinho
Internos de Formação Específica
Dr.ª Catarina Sofia Barbosa Carvalho
Dr. Mário Rui Pacheco Correia
Dr.ª Ana Isabel Freitas Barros
Dr. Jorge Miguel Cagigal
✉ secretariado.imc.dca@chporto.min-saude.pt
A história do Serviço de Cirurgia Pediátrica está intimamente ligada à criação da primeira unidade hospitalar dedicada ao tratamento de crianças na cidade do Porto. A 31 de dezembro de 1881, cidadãos portuenses reuniram-se na Farmácia Homeopática do Bonjardim e decidiram fundar uma instituição na cidade do Porto com o objetivo de “acolher, medicar e cuidar das crianças pobres e doentes de tenra idade”.
Após autorização real, a 15 de março de 1882 e, com o apadrinhamento da Rainha D. Maria Pia, no dia 1 de janeiro de 1883, o «Real Hospital de Crianças Maria Pia» iniciou a sua atividade.
Inicialmente, a instituição foi alojada numa casa alugada na Rua da Carvalhosa. No entanto, as condições inadequadas para o funcionamento de um hospital levaram D. Emília Cabral Pereira Cardoso a doar, em 1894, um terreno na Rua da Boavista nº 822 para a construção de um novo hospital. O projeto, sob a responsabilidade dos engenheiros Estêvão Torres e Adriano Sá, foi aprovado em 27 de setembro de 1897, e a primeira pedra foi lançada em 11 de fevereiro de 1898.
Em 1911, o hospital inaugurou o seu novo edifício, onde permaneceu durante 130 anos. Em outubro de 2012, foi encerrado devido à fusão com o Hospital de Santo António, passando a integrar o Centro Hospitalar do Porto.
As atas de 1925 evidenciam claramente a existência de uma Direção de Serviço de Cirurgia, embora a Cirurgia Pediátrica ainda não fosse uma especialidade na época. Durante este longo período de assistência diferenciada e humanizada à criança, o hospital atingiu o seu auge de funcionalidade na década de 1960. Em 1967, contava com 172 camas e 17 especialidades médicas e cirúrgicas pediátricas, além de já integrar um Posto Escolar para crianças com internamentos prolongados.
O actual serviço, agora instalado no Centro Materno-Infantil do Norte pretende manter a tradição de atualização, humanização e espirito inovador que esteve na sua génese.
- Cirurgia Neonatal
- Cirurgia Malformativa Congénita
- Cirurgia de Ambulatório
- Cirurgia da Tireoide
- Cirurgia Torácica
- Cirurgia Digestiva
- Cirurgia Bariátrica
- Cirurgia Urológica