Diretora | Dr.ª Paula C Fernandes
Assistente Graduada Sénior
Enfermeira Gestora | Enf.ª Luísa Matos
Contacto
✉ secretariado.imc.dca@chporto.min-saude.pt
Composição da Equipa (🔗+Info)
Dr.ª Paula C. Fernandes
Assistentes Graduados
Dr.ª Paula Regina Ferreira
Dr. Valter Alves
Dr.ª Sara Gonçalves
Dr.ª Alzira Sarmento
Dr.ª Sofia Fernandes
Dr.ª Tânia Martins
Dr.ª Ana Lúcia Cardoso
Assistentes
Dr. Daniel Meireles
Dr.ª Rita Gomes
O Serviço de Cuidados Intensivos Pediátricos do Centro Materno-Infantil do Norte (CMIN) do Santo António, integra o Departamento da Infância e Adolescência. Somos um dos dois centros de Cuidados Intensivos Pediátricos do Norte de Portugal, com idoneidade formativa em Cuidados Intensivos Pediátricos. Temos como objetivo prestar cuidados de excelência ao doente crítico pediátrico, com enfoque na humanização, essencial ao bem-estar do doente e da sua família.
A equipa clínica é multidisciplinar, sendo constituída por um grupo de pediatras/consultores com a subespecialidade de Cuidados Intensivos Pediátricos e enfermeiros com uma vasta experiência na área, garantindo cuidados diferenciados. O serviço de Urgência é assegurado diariamente por um intensivista pediátrico, em colaboração com as várias subespecialidades pediátricas, de acordo com a situação clínica de cada doente. O serviço também conta com internos de formação específica, assistentes operacionais, fisioterapeutas, nutricionistas e assistentes sociais.
Atividade Clínica
É uma Unidade nível II, dispondo de 8 vagas totalmente equipadas (incluindo 4 quartos de isolamento), assistindo em média 200 pacientes por ano com necessidade de suporte intensivo, à exceção de trauma, cirurgia cardíaca e queimados.
Áreas de diferenciação
- Patologia diferenciada e de elevado índice de gravidade do foro da Neuropediatria, Pneumologia, Nefrologia, Cardiologia, Endocrinologia, Imunodeficiências, Reumatologia, Hematologia, Gastrenterologia, entre outras.
- Centro de Referência de Transplante Renal Pediátrico
- Centro de Referência de Doenças Hereditárias do Metabolismo
- Centro de referência de Epilepsias Refratárias
- Centro de Referência de Fibrose Quística
- Atividade cirúrgica dependente da Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos:cirurgia pediátrica diferenciada de diversos tipos; ortopédica (incluindo escoliose); ORL; neurocirúrgica (incluindo cirurgia da epilepsia); maxilofacial, plástica (incluindo malformações complexas); urologia e cirurgia vascular.
- Realização de técnicas de depuração renal: hemodiálise, hemofiltração e plasmaférese.
- Cuidados Intensivos aos doentes pediátricos do IPO – de acordo com protocolo de colaboração entre as duas Instituições.
- Neurorradiologia de intervenção
Técnicas e Terapêuticas
- Técnicas de monitorização avançada: pressão invasiva arterial, pressão venosa central, pressão intracraniana, ETCO2, BIS, EEG contínuo, NIRS, indíce de perfusão e saturação de hemoglobina
- Técnicas de depuração renal: hemodiálise, hemofiltração e plasmaférese
- Broncofibroscopia e lavagem alveolar pulmonar
- Ventilação invasiva e não invasiva, incluindo ventilação de alta frequência por oscilação e óxido nítrico inalado.