Atividade Física
A atividade física/exercício físico durante a gravidez ajuda a manter o tónus muscular, a postura e a resistência, auxiliando a diminuir:
- os edemas (inchaços)
- a aliviar as dores lombares (lombalgias)
- a prisão de ventre (obstipação)
O obstetra que vigia a gravidez avaliará se existe alguma contraindicação para a prática de atividade física.
Desde que a grávida não tenha nenhuma complicação na gravidez (exemplo: risco de parto pré-termo, placenta prévia, hemorragia vaginal ou rotura da bolsa de águas) existem várias modalidades de exercícios recomendadas:
Cheque dentista
- A atribuição do segundo e terceiro cheque dependerá do plano de tratamento estabelecido na primeira consulta pelo médico dentista
- Os cheques dentista cobrem tratamentos necessários garantindo que a grávida fique livre de lesões ativas de cárie dentária
- Os tratamentos podem ser concluídos até 60 dias após a data prevista do parto ou da data efetiva do mesmo
- O tratamento das doenças orais é benéfico e pode ser realizado durante a gravidez
Segurança Rodoviária
Todas as grávidas devem usar o cinto de segurança tendo o cuidado de não deixar que o mesmo exerça pressão sobre o abdómen. A faixa transversal do cinto de segurança deve ser colocada sobre os ossos da bacia, de modo a ficar apoiada em baixo, e a faixa longitudinal sobre o ombro passando pelo esterno.
No último trimestre da gravidez a mulher deve evitar usar os lugares com airbag frontal. Não havendo alternativa, é necessário fazer recuar o banco o mais possível. Pode ser desaconselhável conduzir no final da gravidez devido à proximidade do airbag.