Gabinete do cidadão

Interlocutora | Rosa Areias
BSc | Serviço Social

Contactos 
 222077500 | Ext.1074 e 1075
✉ gabinete.cidadao@chporto.min-saude.pt 

Horário de funcionamento

O atendimento é assegurado de segunda a sexta-feira das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 16h00



Gabinete do Cidadão por determinação do Despacho 8958/2013, de 9 de julho, assegura a participação dos cidadãos na melhoria da organização e do funcionamento dos serviços, na qualidade dos cuidados de saúde prestados, identificando propostas e medidas corretivas a adotar,  sendo um instrumento de gestão dos Serviços e um meio de defesa dos utentes e acompanhantes.

O Gabinete do Cidadão, pelas competências que lhe são atribuídas assume a receção de todas as exposições (reclamações, sugestões e elogios) que visam o Centro Hospitalar Universitário do Porto, em todas as suas Unidades Funcionais, bem como procede ao registo e tratamento das exposições, sendo obrigatoriamente remetidas à Entidade Reguladora da Saúde (ERS). 


Meios disponíveis para apresentar uma Reclamação, Sugestão e Elogio:

Livro de Reclamações (Decreto-lei nº 156/2005 de 15 Setembro - obrigação de disponibilização do Livro). Este livro, encontra-se disponível nos secretariados administrativos das seguintes Unidades /Serviços:

  • Hospital de Santo António:
    • Gabinete do Cidadão /Edifício Neoclássico (dispõe de um espaço adequado para receber os cidadãos em condições de privacidade);
    • Portaria principal | Serviço Informativo /Edifício Neoclássico;
    • Serviço de Urgência (livro disponível 24 h);
    • Consulta de Oftalmologia /Edifício Neoclássico;
    • Admissão de Doentes/Edifício Luís de Carvalho;
    • Edifício das Consultas Externas (ex- CICAP) | Admissão de Doentes | Consulta de Ortopedia e Urologia (Pavilhão 5) | Consulta de Infeciologia (Pavilhão 8);
    • Centro Integrado de Cirurgia de Ambulatório (CICA);
    • Unidade de Psiquiatria de ligação de Gondomar (a funcionar nas instalações do ACES/Gondomar);
    • Centro de Terapêutica Combinada (a funcionar nas instalações do extinto Hospital Joaquim Urbano).
  • Centro Materno Infantil do Norte:
    • Serviço de Urgência (livro disponível 24 h);
    • Internamento de Pediatria;
    • Centro de Medicina Fetal;
    • Edifício das Consultas externas: Admissão de Doentes | Consulta de Pediatria | consulta de Ginecologia e Obstetrícia;
    • Departamento de Pedopsiquiatria | Serviço de Psiquiatria da Adolescência (a funcionar nas instalações do Hospital Magalhães Lemos).
Formulários colocados nas Caixas de Sugestões/Reclamações disponíveis em todos os Serviços Clínicos e em diversas áreas comuns/salas de espera;

Carta dirigida ao Gabinete do Cidadão ou ao Conselho de Administração
 do Centro Hospitalar Universitário do Porto para a seguinte morada:
Largo Professor Abel Salazar - 4099 - 011 Porto;

Correio eletrónico
 para:  gabinete.cidadao@chporto.min-saude

Formulário de reclamações online
 disponível no Website da Entidade Reguladora da Saúde (ERS).



Para o adequado tratamento das exposições, estas deverão conter os seguintes dados:

  • Nome completo  (deve constar também o nome do utente, se não for este a expor a situação)
  • Morada completa
  • Contacto telefónico
  • Data e assinatura
  • Descrição clara da ocorrência, identificando, sempre que possível: o Serviço visado e o/a profissional envolvido (a)
  • Caso pretenda que a sua reclamação seja tratada como anónima, deve fazer menção a tal facto.