Gabinete do cidadão

Responsável | Rosa Areias
BSc | Serviço Social

Contactos e localização
 222077500 | Ext.1074 e 1075
Hospital de Santo António  - Edifício Neoclássico, Piso 4

Horário de funcionamento

O atendimento é assegurado de segunda a sexta-feira das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 16h


O Gabinete do Cidadão, por determinação do Despacho 8958/2013, de 9 de julho, assegura a participação dos cidadãos na melhoria da organização, funcionamento dos serviços e da qualidade dos cuidados prestados. O Gabinete do Cidadão, pelas competências que lhe são atribuídas, assume a receção de todas as exposições (reclamações, sugestões e elogios) que visam o Centro Hospitalar Universitário do Porto, em todas as Unidades Funcionais que o constituem, bem como procede ao registo e tratamento das exposições na plataforma da Entidade Reguladora da Saúde (SGREC). 

Meios disponíveis para apresentar uma Reclamação, Sugestão ou Elogio:

  • Livro de Reclamações (livro amarelo) disponível nos seguintes locais: Portarias do Edifício Neoclássico e do Edifício das consultas externas (ex - CICAP); secretariados administrativos do Serviço de Urgência e Gabinete do Cidadão;
  • Impressos colocados nas Caixas de Sugestões/Reclamações disponíveis em todos os Serviços Clínicos e em diversas áreas comuns/salas de espera;
  • Carta remetida ao Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Porto ou ao Gabinete do Cidadão (Largo Professor Abel Salazar - 4099 - 011 Porto);
  • Correio eletrónico, dirigido nos mesmos termos anteriores para: gabinete.cidadao@chporto.min-saude.pt
  • Presencialmente, na sede do Gabinete do Cidadão (Hospital de Santo António - Edifício Neoclássico – 4º piso).

Para o adequado tratamento das exposições, estas deverão conter os seguintes dados:

  • Nome completo (deve constar também o nome do utente, caso não seja este a fazer a exposição);
  • Morada completa;
  • Contacto telefónico;
  • Data e assinatura;
  • Descrição clara da ocorrência, referindo, sempre que possível, o local e profissionais envolvidos.