Farmácia

A Unidade de Farmácia de Ambulatório (UFA) é uma Unidade dos Serviços Farmacêuticos (SF) do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUPorto) que realiza a cedência de medicamentos em ambiente hospitalar para utilização em regime de ambulatório.
A existência de um número cada vez mais elevado de medicamentos que permitem ao doente iniciar, ou continuar, o plano terapêutico fora do ambiente hospitalar, bem como a complexidade desta tecnologia, exige, por razões de segurança, o acompanhamento dos doentes por farmacêuticos com formação especifica. Em muitos casos, estes medicamentos apresentam janelas terapêuticas estreitas e exigem uma monitorização frequente feita por especialistas hospitalares. Salienta-se, ainda, o elevado custo associado a estes tratamentos, cuja monitorização permite otimizar.

Quando se dirigir à UFA vai ser atendido por um profissional de saúde especialista em Farmácia Hospitalar - o seu Farmacêutico, que lhe dará informações sobre como utilizar os medicamentos e com quem poderá esclarecer dúvidas referentes ao seu tratamento.

Quem pode dirigir-se à Farmácia?
Todos os doentes que sejam seguidos pelo CHUPorto e que utilizem medicamentos contemplados nos Despachos e Portarias emanadas pelo Ministério da Saúde.
O que preciso para me dirigir à Farmácia?
Desde que o médico já tenha feito a receita médica, só precisa de se identificar (nome e número do processo no CHUPorto).
Deve trazer saco para transportar os medicamentos ou saco térmico para o transporte de medicamentos com conservação no frigorífico. 
Se tiver dúvidas, depois de sair da Farmácia como posso esclarecê-las?
A Farmácia disponibiliza um telefone direto: 222 077 560 e um endereço de email (ambulatorio.farmacia@chporto.min-saude.ptpara o fazer.
Quanto custam os medicamentos? São comparticipados?
A cedência de medicamentos pela Farmácia é gratuita.
A que horas posso dirigir-me à Farmácia?
Todos os dias das 9h00 às 17h00, exceto fins de semana e feriados.
Só eu posso levantar os meus medicamentos?
Não. Qualquer pessoa pode levantar os medicamentos desde que previamente autorizado por si.
Os meus medicamentos são-me cedidos entre consultas?
Não. A cedência é feita de acordo com a lei, por um período de 30 dias ) exceto para medicamentos abrangidos por legislação diferente ou caso haja autorização excecional do Conselho de Administração do CHUPorto, para períodos superiores.  
Há alguma forma de obter os meus medicamentos sem ter que me dirigir mensalmente à Farmácia?
Sim. Os SF do CHUPorto disponibilizam um programa de proximidade que lhe permite receber os seus medicamentos no domicílio.
Para tal é necessário que assine um consentimento informado a permitir a partilha de dados (nome, morada e telefone) com a empresa transportadora de medicamentos.
Mas é obrigatório que, sempre que venha a consultas presenciais e lhe sejam prescritos medicamentos, se dirija à Farmácia após a consulta para os obter.
Também deve fazer o levantamento presencial sempre que inicie um tratamento ou altere algum dos seus medicamentos.

Este programa de proximidade tem custos para mim?
Não, mas tem custos para o CHUPorto pelo que deve utilizá-lo só em caso de necessidade.
Como acedo ao programa de proximidade?
Por email (ambulatorio.farmacia@chporto.min-saude.pt), com pelo menos dez (10) dias de antecedencia,ou, pelo telefone nas situações urgentes. 
Mas é obrigatório que, sempre que se desloque ao hospital para consultas presenciais e lhe sejam prescritos medicamentos, se dirija à Farmácia após a consulta para os obter.


O seu Farmacêutico está disponível para si.
Utilize os medicamentos com cuidado.

Se tiver dúvidas, esclareça-as.
Não hesite em contactar-nos!

Unidade de Farmácia do Ambulatório
 222 077 560

✉ ambulatorio.farmacia@chporto.min-saude.pt