Farmácia

A Unidade de Farmácia de Ambulatório (UFA) é uma Unidade dos Serviços Farmacêuticos (SF) do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUPorto) que realiza a cedência de medicamentos em ambiente hospitalar para utilização em regime de ambulatório.
A existência de um número cada vez mais elevado de medicamentos que permitem ao doente iniciar, ou continuar, o plano terapêutico fora do ambiente hospitalar, bem como a complexidade desta tecnologia, exige, por razões de segurança, o acompanhamento dos doentes por farmacêuticos com formação especifica. Em muitos casos, estes medicamentos apresentam janelas terapêuticas estreitas e exigem uma monitorização frequente feita por especialistas hospitalares. Salienta-se, ainda, o elevado custo associado a estes tratamentos, cuja monitorização permite otimizar.

Quando se dirigir à UFA vai ser atendido por um profissional de saúde especialista em Farmácia Hospitalar - o seu Farmacêutico, que lhe dará informações sobre como utilizar os medicamentos e com quem poderá esclarecer dúvidas referentes ao seu tratamento.

Quem pode dirigir-se à Farmácia?
Todos os doentes que sejam seguidos pelo CHUPorto e que utilizem medicamentos contemplados nos Despachos e Portarias emanadas pelo Ministério da Saúde.
O que preciso para me dirigir à Farmácia?
Desde que o médico já tenha feito a receita médica, só precisa de se identificar (nome e número do processo no CHUPorto).
Deve trazer saco para transportar os medicamentos ou saco térmico para o transporte de medicamentos com conservação no frigorífico. 
Se tiver dúvidas, depois de sair da Farmácia como posso esclarecê-las?
A Farmácia disponibiliza um telefone direto: 222 077 560 e um endereço de email (ambulatorio.farmacia@chporto.min-saude.ptpara o fazer.
Quanto custam os medicamentos? São comparticipados?
A cedência de medicamentos pela Farmácia é gratuita.
A que horas posso dirigir-me à Farmácia?
Todos os dias das 9h00 às 17h00, exceto fins de semana e feriados.
Só eu posso levantar os meus medicamentos?
Não. Qualquer pessoa pode levantar os medicamentos desde que previamente autorizado por si.
Os meus medicamentos são-me cedidos entre consultas?
Não. A cedência é feita de acordo com a lei, por um período de 30 dias.
Há alguma forma de obter os meus medicamentos sem ter que me dirigir mensalmente à Farmácia?
Sim. Os SF do CHUPorto disponibilizam um programa de proximidade que lhe permite receber os seus medicamentos no domicílio.
Para tal é necessário que assine um consentimento informado a permitir a partilha de dados (nome, morada e telefone) com a empresa transportadora de medicamentos.
Mas é obrigatório que, sempre que venha a consultas presenciais e lhe sejam prescritos medicamentos, se dirija à Farmácia após a consulta para os obter.
Este programa de proximidade tem custos para mim?
Não, mas tem custos para o CHUPorto pelo que deve utilizá-lo só em caso de necessidade.
Como acedo ao programa de proximidade?


O seu Farmacêutico está disponível para si.
Utilize os medicamentos com cuidado.

Se tiver dúvidas, esclareça-as.
Não hesite em contactar-nos!

Unidade de Farmácia do Ambulatório
 222 077 560

✉ ambulatorio.farmacia@chporto.min-saude.pt