Centro de Referência de Implantes Cocleares

Centro de Referência de Implantes Cocleares 

Coordenadora
| Cecília Almeida e Sousa
MD | Faculdade de Medicina | Universidade do Porto
Assistente Graduada Sénior
Professora Catedrática Convidada | ICBAS | Universidade do Porto

O que é um Implante Coclear e como é colocado?

O implante coclear é um aparelho eletrónico desenvolvido para produzir sensações auditivas, através da estimulação direta do nervo auditivo. Está indicado em doentes com surdez severa ou profunda, que não apresentam benefício com as próteses auditivas convencionais.
O implante Coclear é constituído por um componente externo e um interno (implantável).
A implantação do componente interno implica a realização de uma cirurgia delicada que envolve, por norma, um período de internamento curto.
O componente externo é adaptado entre 4 a 6 semanas após a cirurgia; fica posicionado atrás da orelha, comunicando por radiofrequência com o componente implantado, ao qual se fixa através de um íman.
Após a ativação do componente externo, inicia-se um processo intensivo de programação e reabilitação, sendo os doentes seguidos em Consulta Externa, com avaliações regulares, onde se inclui o apoio técnico.

Quais os Serviços envolvidos na avaliação dos doentes candidatos a Implante Coclear (Abordagem Multidisciplinar)?

De acordo com os requisitos para a constituição de um centro de referência, na reabilitação de doentes com implantes cocleares no Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUPorto) intervêm diferentes profissionais e consequentemente diversos Serviços que trabalham em conjunto e que se articulam com diferentes valências do Hospital. 

Como posso ser referenciado/referenciar um doente à Consulta de Implantes Cocleares do CHUPorto?

A referenciação pode ocorrer através de um pedido externo ou interno. No caso de referenciação externa pode ocorrer por encaminhamento por parte do Centro de Saúde ou carta/email, endereçado à Consulta Externa de ORL do CHUPorto, nas restantes situações. Em todos os casos é conseguida uma resposta rápida, possibilitando a marcação de uma consulta presencial num curto espaço de tempo, geralmente inferior a 2 semanas.

O Serviço de Otorrinolaringologia do CHUPorto realizou a sua primeira cirurgia de Implantação Coclear em 2016.
A consulta específica de Implantes Cocleares existe no CHUPorto desde 2018, altura em que foi reconhecido como Centro de Referência, afiliado ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, na área de Implantes Cocleares, com o qual partilha protocolos.
Desde então, entre adultos e crianças, já foram implantados mais de 50 pacientes surdos, sendo o único Centro Hospitalar público da Zona Norte a realizar este tipo de procedimento.

Organograma do Centro de Referência de Implantes Cocleares