Centro de Simulação

Responsável do Centro Biomédico de Simulação | Maria Eduarda Amadeu 
Assistente Graduada de Anestesiologia

Contactos
 222 077 500 | Ext. 4228
 centro.simulacao@chporto.min-saude.pt

O Centro Biomédico de Simulação CHUPorto/ICBAS (CBS) é uma parceria institucional entre o Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUPorto) e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) que proporciona formação na área da saúde utilizando técnicas de simulação.

Missão do CBS

A missão do CBS é proporcionar uma área de formação disponibilizando simuladores de baixa, média e alta-fidelidade para todos os tipos de simulação. Facultar espaços e materiais para o treino de competências técnicas e para a realização de cenários clínicos diversos, incluindo sala de emergência, bloco operatório, bloco de partos, enfermaria, cuidados intensivos, consulta e transporte de doentes.
Promover formação na área da Simulação, no âmbito do ensino pré-graduado e pós-graduado, incluindo alunos do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) do ICBAS, alunos das escolas de Enfermagem e Ciências da Saúde filiados com o CHUPorto, profissionais de saúde do CHUPorto, outros profissionais de saúde externos a estas instituições e grupos-alvo da população.

Instalações 

O CBS localiza-se no Centro Hospitalar Universitário do Porto, num dos edifícios do ex CICAP, na Rua D. Manuel II, na cidade do Porto, Portugal.
Inclui uma sala de reuniões com capacidade para 20 pessoas e com visão unidirecional para uma das salas clínicas; uma sala destinada ao treino de competências técnicas; uma sala polivalente podendo simular um bloco operatório, uma sala de emergência ou um gabinete de consulta; uma sala de partos e reanimação do recém-nascido; uma enfermaria com duas camas, sendo uma da área pediátrica e outra de adultos; uma ambulância equipada que permite o transporte de qualquer tipo de doente; uma área de controlo audiovisual. Tem ainda uma área comum com secretariado, cacifos e um vestiário.

Equipamentos

O CBS está equipado com simuladores de alta-fidelidade – o SimMan 3G que permite a realização de todo o tipo de cenários clínicos no adulto, o SimMom e Noelle Birthing and Maternal Simulator - simuladores de trabalho de parto, o simulador pediátrico Code Blue III Pediatric Simulator – simula criança de 5 anos e um simulador de recém-nascido. Tem vários simuladores “partial task” que permitem treino de competências técnicas várias desde treino de nós cirúrgicos e de suturas, abordagem da via aérea, ventilação invasiva e não invasiva, intubação oro/nasogástrica, cateterismos venosos centrais e periféricos, cateterismo arterial, punção lombar, toracocentese, paracentese ecoguiada, algaliação feminina e masculina, exame da mama, exame do períneo masculino e feminino, palpação de hérnia inguinal, toque retal com patologia prostática e retal, ecografia abdominal, ecógrafo, eletrocardiógrafos, monitor de sinais vitais, treino de injeção intramuscular, subcutânea, intradérmica e infiltração intra-articular, observação do fundo do olho e ouvido, simulador cardiológico K para treino de auscultação cardíaca e pulmonar. Está equipado com simuladores para treino de suporte básico e avançado de vida.

Tem equipamento audiovisual que inclui câmaras de vídeo digital, microfones e monitores de vídeo que permitem transmissão direta dos cenários, resposta imediata e possibilidade de visualização de novo dos cenários em ambiente de debriefing.

Formação

A formação que o CBS proporciona é variada e inclui entre outras:

  • Formação no âmbito do ensino pré-graduado, dos alunos do Mestrado Integrado de Medicina, com aulas práticas no centro de simulação desde o 1º ano.
  • Curso de Integração dos Internos de Formação Específica das Especialidades de Anestesiologia e Especialidades Cirúrgicas.
  • Workshop de Acessos Venosos e Arteriais
  • Workshop de treino de nós cirúrgicos e suturas
  • Workshop de Trabalho de Parto para não Obstetras
  • Workshop de Transporte de Doentes
  • Workshop de Ecografia
  • Workshop de Abordagem Básica da Via Aérea.

Equipa de Profissionais
 
Idalina Maria Almeida Brandão de Melo Beirão | Nefrologista
Coordenadora Pedagógica para o Ensino Pré-Graduado

António Carlos Almeida Costa | Anestesiologista
Coordenador Pedagógico para o Ensino Pós-Graduado

António Manuel Gamboa Canha | Cirurgião Geral
Coordenador Pedagógico para o Internato Médico

António Manuel Vieira Alves Silva | Enfº Supervisor, DEFI
Responsável de Área de Enfermagem

Bruno Magalhães | Engº Biomédico e Administrador

Ricardo Maia | Administrativo e Técnico Auxiliar em Simulação

Miguel Amorim | Administrativo e Técnico Auxiliar em Simulação

Para além deste grupo, o CBS conta com uma equipa de onze formadores com formação específica em simulação, bem como, colabora com outros formadores de várias áreas da medicina com formação e experiência de ensino através da simulação.

 
Conheça o Centro de Simulação ICBAS/CHUPorto

Ver fotos